Saúde

Vacinação contra gripe será liberada para todos no Rio

Adesão da vacina ainda está abaixo do esperado

Apesar da campanha acontecer em todo o estado, o governo permanece distribuindo as doses somente para os públicos-alvos
Apesar da campanha acontecer em todo o estado, o governo permanece distribuindo as doses somente para os públicos-alvos |  Foto: Marcelo Tavares
 

A Prefeitura do Rio liberou a vacinação da gripe para todos os públicos neste sábado (4). A ação faz parte da campanha do Dia D. A adesão da vacina ainda está abaixo do esperado, já que nem um quarto do público foi vacinado.

As doses da vacina só estavam liberadas para o grupo prioritário. Contudo, a partir do Dia D, todos os cariocas vão poder ir até os postos de saúde e garantir a vacinação.

Apesar da campanha acontecer em todo o estado, o governo permanece distribuindo as doses somente para o público alvo, como idosos, trabalhadores da saúde e crianças com mais de 6 meses e até 5 anos.

A campanha tem por objetivo atingir 90% do público, cerca de 6,7 milhões de pessoas. 

Dados atuais

Idosos com 60 anos ou mais - 35,34%

Trabalhadores da saúde - 33,29%

Crianças com mais de 6 meses e até 5 - 19,51%

Outros grupos que precisam se vacinar são: gestantes, mulheres que estão no puerpério (deram à luz a menos de 45 dias), povos indígenas, Forças Armadas, portuários, forças de segurança e salvamento, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, caminhoneiros e professores.

A vacinação contra o sarampo também vai ocorrer no Dia D, para crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos, e para os trabalhadores da saúde. A tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), pode ser aplicada simultaneamente com a dose da gripe. 

< Temperaturas voltam a cair neste final de semana Recuperado de lesão, Diego Alves não atua mais pelo Flamengo <